Projeto Semeai no Vale do Jequitinhonha
O "Projeto Semeai no Vale do Jequinhonha" surgiu em uma viagem ao campo missionário no Vale do Jequitinhonha, uma região ao norte de Minas Gerais formada por 71 municípios divididos em 5 mesorregiões.
O Vale do Jequitinhonha, além de sua fama de dificuldades sociais, também é um "vale" de grandes necessidades espirituais, tendo como religião predominante o catolicismo romano, sem contar algumas seitas implantadas em alguns municípios que cauterizam as mentes de seus adaptos, que se tornam grandes obstáculos à pregação do Evangelho.
Jequitinhonha não sofre por falta de igrejas evangélicas, mas sim pelo estado em que muitas delas se encontram. Além das rivalidades, existem a falta de treinamento de obreiros locais, discipulado para os novos crentes, comodismo por parte de muitos para se anunciar o Evangelho e falta de materiais didáticos para se trabalhar com a igreja.
Diante destas necessidades, este projeto visa levar suporte à igreja do Vale do Jequitinhonha conforme abaixo:
- Evangelização nos centros das cidades, bem como nas comunidades distanciadas dos mesmos;
- Discipulado para os novos crentes;
- Evangelização infantil através de Escolas Bíblicas;
- Treinamento de obreiros locais;
- Edificação da igreja através do ensino sistemático da Palavra de Deus;
- Fundação de uma Associação de Missões para realização de trabalhos de conscientização interdenominacionais;
- E preparação de materiais de ensino.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
RELATÓRIO MISSIONÁRIO – Dezembro 2011
“... Até aqui nos ajudou o Senhor.” 1 Sm 7.12
A Paz do Senhor Jesus amado parceiro ministerial!!!
É com imensa alegria que chegamos ao final de 2011 cientes de estarmos dentro do chamado e propósito de Deus para nossas vidas aqui no Vale do Jequitinhonha. Não parece, mas há 1 (um) ano estamos fazendo parte deste grande projeto em prol do Evangelho. Não um projeto simplesmente idealizado em nossos corações, porém, um projeto que nasceu no coração de Deus e foi transmitido aos nossos corações e a cada dia tem sido revelado e ampliado para entendermos a razão de estarmos neste lugar, onde não temos nossa família por perto para sanarmos as saudades, mas temos a gloriosa presença do Senhor para nos consolar; onde não temos um sistema de saúde pública que nos satisfaça, mas temos Sua cura milagrosa diante das enfermidades.
Neste primeiro ano de nossa estadia no Vale do Jequitinhonha muitas foram as provações, privações e saudades, mas podemos dizer como Samuel no texto acima citado - “até aqui nos ajudou o Senhor”, pois em nenhum momento Ele nos desamparou, pelo contrário, sempre pudemos ver em todas as coisas os Seus ricos propósitos e providência. A certeza de que foi Ele quem nos enviou para esta gloriosa missão tem se confirmado pelas Suas promessas, providência e frutos (Jo 15.16: “... vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça).
Tudo que nos tem acontecido, agradecemos ao Senhor nosso Deus. A Ele seja toda a glória e honra. Mas não podemos deixar de agradecer a você, amado parceiro, que com sua parceria em oração e oferta, contribuiu de uma maneira muito especial para que pudéssemos chegar até aqui e permanecermos. A você o nosso muito obrigado. Rogamos ao Senhor, dono de todo galardão, que te recompense rica e abundantemente.
Grande alegria em nossos corações
No último relatório do mês de outubro falei sobre a conclusão do curso de discipulado que havia sido concluído. No dia 20 de novembro pudemos ter alegria de ver alguns irmãos que concluíram o curso descerem às águas batismais, acrescentando o número daqueles que se salvam em Cristo e dão testemunho público de sua transformação. Ainda temos alguns irmãos que estão resolvendo algumas pendências para poderem se batizar. Na região muitas pessoas são amasiadas, o que dificulta para se batizarem.
Quando a Assembléia de Deus Missões para o Mundo foi inaugurada em outubro de 2010, eram apenas 7 membros, e dentro deste ano de 2011, já podemos contar com 20 membros, 10 novos convertidos e alguns congregados. O Senhor tem acrescentado vidas ao Seu Reino, o que alegra nossos corações.
Construção do Templo
A construção do templo na Comunidade do Morro do Paiol tem avançado através da providência do Senhor. Já conquistamos nEle a colocação do telhado e temos a certeza de que tudo quanto se fizer necessário, Ele dará providência.
Uma nova visão do Reino
Durante este ano de estadia no Vale do Jequitinhonha, especificamente na cidade de Virgem da Lapa, onde resido, pude perceber que uma das grandes barreiras para o crescimento do Evangelho na cidade é a maneira como as lideranças das igrejas evangélicas se relacionam, enxergando o Reino de Deus egocentricamente, levantando até mesmo calunias uns contra os outros. Neste período Deus me mostrou a necessidade de mudança desta situação, para que alcancemos sucesso e progresso na pregação do Evangelho, pois Jesus instituiu um Reino e não vários Reinos, e o Seu desejo foi: que eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste... que sejam perfeitos em unidade (Jo 17.21-23). Foi quando comecei a entender pela ótica de Deus que, por mais que existam diferenças de liturgia de culto e usos e costumes entre as igrejas, motivo pelo qual existem tantas divisões, podemos nos unir em prol do Reino, pois existe um só Senhor, uma só Igreja, apenas um céu, um único arrebatamento.
Atendendo a uma direção dada por Deus, no mês de outubro enviei uma carta convite a cada pastor da cidade, marcando uma reunião num espaço social, onde pude expor a visão que Deus havia me dado, fazendo-os uma proposta, na qual a maioria abraçou. Desde o mês de outubro temos reunido mensalmente pastores, obreiros e líderes das igrejas Assembléia de Deus Missões para o Mundo, Batista Nacional, Presbiteriana, Povo Cristão e Missão Luz para o Mundo em reuniões de oração e ministração sobre unidade em prol do Reino de Deus. É um grande desafio quebrar a individualidade dessas igrejas, mas não é impossível para Deus.
Dentro dessa visão, Deus me levou a organizar um estatuto e uma diretoria para trabalhar através da Missões Semeai, uma missão interdenominacional, para trabalhar junto às igrejas do Vale do Jequitinhonha, dando suporte para evangelização, fornecendo material evangelístico gratuito, palestras e curso teológico para formação de obreiros.
Palavra ao parceiro
Como já afirmei, sua participação neste empreendimento do Reino de Deus, foi e é de grande valia para nós. Quando o procurei para firmarmos esta parceria, ficou claro que a mesma seria de 1 (um) ano, podendo ser renovada. O prazo de um ano expirou, e você amado parceiro, dentro de sua expectativa e visão através dos relatórios que lhe enviamos, tem a total liberdade de continuar ou não por mais 1 (um) com a sua parceria. Espero que tenhamos correspondido à sua fé em ter se tornado um parceiro do nosso projeto. Espero também que você possa firmar por mais um tempo esta parceria, nos ajudando a cumprir o chamado do nosso Deus. Que Ele o abençoe ainda mais. A você o nosso muito obrigado.
Objetivos de Oração
· Em prol das reuniões mensais de oração entre as igrejas evangélicas da cidade, para que através da oração a visão dos pastores se abram para investirem na evangelização e possa haver um grande avivamento na cidade de Virgem da Lapa;
· Pela nossa saúde, pois só no mês de novembro fiquei em observação no hospital por duas vezes, uma vez por causa de uma virose e outra por causa de uma infecção renal;
· Por renovação espiritual constante, pois as batalhas espirituais são muitas;
· Por recursos financeiros para conseguirmos realizar nossos projetos. Temos muitos projetos, mas os recursos são poucos para os realizarmos. Mas sabemos que Deus é o dono de toda provisão.
Missionários Wender, Makciene, Raquel e Esther
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Outros Relatórios do Projeto: